Friday 27 May 2011

Eu apoio a Marcha das Piriguetes


Então, ontem era pro Fabricius ter chegado, mas ele perdeu o vôo... Como eu já tinha programado o que a gente ia fazer na noite (ia começar o Vivid Festival e eu queria muito ver as chamas dançantes... mas deixei pra ir hoje), fiquei desanimadassa de ter que reprogramar qualquer coisa e fiquei em casa mesmo. Quando eu fico em casa, eu faço tudo ao mesmo tempo: ligo a TV pra treinar meu inglês, trabalho no computador, faço tricô quando canso e como biscoito (só pra ter mais emoção!). E eu estava justamente nessa situação quando eu ouvi a chamada da reportagem pro Slutwalk. O que me chamou a atenção foi o repórter falando “Nós não podemos usar essa palavra normalmente por aqui, mas...” hahaha!

E aí eu parei tudo, inclusive de mastigar o biscoito e olhei pra TV. Eu imagino que o Brasil também deve ter passado essa notícia porque (pasmem!) o jornal do Brasil é muito mais completo que o daqui. O jornal aqui mostra o vizinho que derrubou a cerca do outro, o menino que é viciado em Pepsi, e outras coisas super importantes desse gênero...

Mas eles estavam falando do Slutwalk no Canadá. Pelo que eu entendi, parece que a polícia de Toronto fez uma campanha de como não ser vítima de estupro. E um dos pontos era “não se vestir como uma puta”. Justamente com essas palavras: “One of the safety tips was for women not to dress like ‘sluts’” (Veja aqui). 


Daí a mulherada (eu inclusive) achou um absurdo e foi fazer protesto vestida de piriguete pela rua (eu não sei se puta ou piriguete se adequa melhor a tradução de slut...)! Tudo isso é uma pequena amostra desse pensamento idiota de que a mulher que provocou a violência sexual, talvez vindo da bíblia e de outras religiões que a culpa de todas as coisas ruins do mundo é da mulher. No Bhagavad Gita fala claramente que se o filho homem é ruim é por causa da mãe. Eu tinha começado a ler esse livro com uns 16 anos. Parei depois que li essa frase. O mais bizarro de tudo nessa campanha é o público-alvo. Ao invés de educar os homens para não estuprar, eles querem educar as mulheres para não serem estupradas!! Faz sentido? Num mundo totalmente machista, em que os homens são maioria como líderes, deve fazer...

Anyway... aqui na Austrália, uma das primeiras coisas que todo mundo nota é como as mulheres se vestem “como putas”. De verdade... não tem nenhum estrangeiro que não perceba ou comente isso depois. Muito pior que qualquer dita “piriguete” no Brasil. Aqui chega a ser desconfortante. Mesmo assim, a reportagem de uns 3 blocos depois era do caso em que um rapaz de 24 anos foi condenado por molestar e tentar estuprar uma senhora de 99 anos de idade (Reportagem aqui).

Alguém precisa dizer mais alguma coisa depois disso?

1 comment:

  1. Pois é, Marina.
    Hoje tem a Slutwalk de Melbourne. Eu tinha lido sobre isso há algumas semanas.

    É estabelecido que é ridículo culpar a mulher pelo estupro. Não existe "convite" ou "merecimento". É um ato de violência. Ponto.

    É interessante notar que tem vários grupos político-sociais participando de slutwalks ao redor do mundo, mas por motivos diferentes. Não só pelo absurdo de alguém dizer que a mulher pode exibir comportamento que incitaria o estuprador; mas para defender a honra das prostitutas (sluts); para dizer que se eu durmo com 2 ou com 40 homens, isso não diz respeito a ninguém, pois a minha sexualidade é assunto meu; e outros que querem "reclamar" (como eles dizem: 'reclaim') a palavra "slut" para que ela deixe de ser usada para denegrir as mulheres.

    Eu concordo com todos os objetivos acima, mas também continuo sentindo o mesmo que você. A pessoa tem que saber que, EM SOCIEDADE, há limites para expressão da sua individualidade, sim. Cada ocasião e local exigem roupas diferentes e certas mulheres definitivamente se vestem com mau gostou ou de forma inapropriada. Elas falam tanto do nosos biquini brasileiro, que mostra a bochecha da bunda (como se fosse o Ó, nós fazermos isso), mas saem de shortinhos e saínhas curtíssimos e colados mostrando a calcinha, a bochecha da bunda e isso é aceitável... E as leggings TRANSPARENTES usadas como calça? Segundo o Brad, só a classe mais baixa se vestia assim... parece que até a classe média (jovem) se pasteurizou adotando essas roupas "piriguetes". Por outro lado, a moda em geral aqui é tão atrasada e conservadora, que talvez essa seja a única alternativa que essas mulheres conhecem ou tem acesso.
    Quer usar lingerie, faz isso em local íntimo ou num clube apropriado para isso, não no meio da rua, na universidade, no distrito comercial.
    Enfim... eu não sabia que todos os outros estrangeiros comentavam... eu sei que os outros latinos concordam comigo! haha

    ReplyDelete