Wednesday 25 May 2011

O Brasil tem Janet Cardiff


Janet Cardiff é uma artista canadense, que faz uma coisa muito diferente (no meu ponto de vista, que não é nada lá muito entendido de artes, diga-se de passagem). Ela cria obras acústicas. O efeito é realmente impressionante mesmo. Em uma obra famosa dela (“The Forty Part Motet”), ela gravou vozes de um coral separadamente e colocou em 40 caixas de som, fazendo um círculo em uma sala. O resultado é incrível: a gente ouve o coral como um todo, sentindo aquela emoção do coral e, ao caminhar por entre as caixas, a gente nota o quanto o “só” é estranho sozinho, mas faz o “junto” ser o que é.
"The Forty Part Motet" de Janet Cardiff


O efeito e as interpretações são pessoais, lógico! Mas eu senti uma sensação única quando vi/ouvi.
E agora chega a parte legal! Eu vi no Brasil mesmo, e está lá pra quem quiser ver/ouvir! Fica em Inhotim, lá em Brumadinho, perto de Belo Horizonte!

"The murder of the Crowns" de Janet Cardiff
E não é só essa obra dela que a gente pode visitar lá em Inhotim não! Tem a “The murders of Crowns” também, que confere uma sensação estranha, muito mais sombria. A idéia dessa obra é sentar e fechar os olhos. Tem uma história gravada que se repete ao longo do tempo, e os efeitos sonoros que dão a sensação de estar dentro da história mesmo. É interessante também.
Mas quem diria que nessa cidadezinha ia ter o maior museu contemporâneo a céu aberto da América Latina! E não vale a pena visitar só pelas obras, porque além de tudo, o lugar é um jardim botânico junto, caprichadíssimo no paisagismo! Mas como é possível? Explico: o dono do lugar é um empresário podre de rico que quis trazer artistas do mundo todo pra reproduzir as obras aí no Brasil. Ele se diz apaixonado pela arte e tal... no fim, não é nada mais que um “luxo” dele. Mas o negócio deu certo: Brumadinho se tornou referência internacional de cultura, deu estágio pra vários alunos do curso de Artes Plásticas, e agora os brasileiros têm uma excelente oportunidade para conhecer obras e artistas internacionalmente reconhecidos, sem precisar viajar pro exterior. Além de dar muitas oportunidades para artistas brasileiros exporem também.

Inhotim visto de cima

Resumindo: o lugar é lindo, tem MUITA coisa pra se ver, tem obras espetaculares e jardins belíssimos. E você nem precisa gastar muito pra visitar. Muito melhor que ter que juntar dinheiro pra ir pra Europa! Haha!

Links:


7 comments:

  1. Muuuuito legal minha linda!!! :) Boa lembrança!!! Inhotim é foda demais, e essas foram as melhores coisas de lá (na minha opinião claro)!!!

    ReplyDelete
  2. Pow... legal Marina, gostei da fonte do título do post! Vou roubar! Eh isso ae, blog eh pra falar o que quiser e não é que me deu até vontade de conhecer essa cidadezinha no meio do nada hehehheh.

    ReplyDelete
  3. Legal Marina
    gostei do teu blog
    bjs
    Luiz

    ReplyDelete
  4. Vinícius, eu ainda tenho que aprender a mexer aqui direito pra deixar bonitinho... mas a fonte é legal mesmo! hahaha! Pode roubar, eu deixo! ;)
    Ahhhh, e Inhotim é demais! Vai mesmo, vc vai adorar!

    ReplyDelete
  5. Luiz! Obrigada! Agora tendo um blog também é bom que eu acompanho mais o seu!
    Beijo!

    ReplyDelete
  6. O museu é tão escondido, mas tão escondido, que não consegui achar! Hehehehe.

    ReplyDelete
  7. Hahahaha Sério, Mayra?

    Bem, eu fiquei com vontade de visitar, após ler o seu post.

    ReplyDelete