Tuesday 24 May 2011

Crônicas x Papers


Quando eu gosto de um livro, eu simplesmente odeio quando ele acaba. Me dá uma sensação de vazio, que eu não consigo explicar... Sempre faço bico quando acabo de ler a última letrinha da última palavrinha do último capítulo da última página. Acho que deve ser por causa desse tanto de “últimos” em questão.

Eu sei que terminar um livro faz parte do começo... o caminho do livro é o fim (parafraseando Raul Seixas)! Mas que dá uma dorzinha no coração, isso dá. Talvez por isso tantos livros publicados em sagas gigantes, que você sabe que não vai acabar ali.

Enfim, voltando de Adelaide pra Sydney na segunda eu terminei um livro que eu tinha comprado no Brasil (mas comecei a ler aqui).

A idéia do livro é muito boa, a leitura flui que é uma beleza e ao mesmo tempo a gente aprende um monte!

O livro que eu to falando é “A longa marcha dos grilos canibais, e outras crônicas sobre a vida no planeta Terra” de Fernando Reinach (http://www.reinach.com/), que você pode comprar em qualquer livraria aí no Brasil provavelmente, inclusive na cultura (http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22056318)

O autor é um pesquisador brasileiro com um número bem significativo de publicações na Nature (quem se interessar, o lattes dele é http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4788646D2 – apesar da última atualização ser de 2001). Ele foi professor do Departamento de Bioquímica da USP até 2006, e ainda publica até hoje, mas agora é diretor da Votorantim. Apesar disso, parece que ele sempre se interessou por divulgação popular da ciência, escrevendo uma coluna sobre o assunto no jornal “O Estado de São Paulo”, disponível na página pessoal dele (http://www.reinach.com/).

E o livro é basicamente assim: são contos bem pequenos (de 3 páginas no máximo) explicando de maneira mais popular  as descobertas científicas e as implicações delas nas nossa vidas. No final ele cita a referência do artigo completo pra quem quiser saber mais sobre isso.

 Eu achei a idéia maravilhosa. Depois que você termina de ler o livro você se sente totalmente atualizado nas mais diversas áreas de ciência. Porque, querendo ou não, nossa leitura científica acaba se resumindo a nossa restrita área de trabalho. Eu tenho uns 1000 artigos de hemiparasitas, contra uns 5 ou 10 de ciência em geral. É difícil ficar tentando se atualizar de todas as descobertas da ciência com um doutorado inteiro pela frente.

Eu gostei tanto da idéia, que pretendo de verdade levar adiante. Vou tentar fazer notinhas explicando rapidamente todo artigo que eu ler. Imagina se todos os cientistas, além de publicarem o paper, publicassem também uma explicaçãozinha rápida em linguagem mais informal sobre o seu trabalho? Não seria o mesmo que o resumo, mas uma crônica de verdade, com o contexto das hipóteses e os resultados práticos, de forma que o público leigo também tivesse acesso... Ia ser lindo!

Enfim, leia o livro. Eu achei muito legal e descobri coisas surpreendentes, como a composição do creme hidratante dos egípcios, a influência genética no orgasmo de gêmeas, e a relação entre o dano psicológico do pesquisador no sacrifício de cobaias versus o sofrimento das cobaias.

Fica a dica! ;)

2 comments:

  1. Eu quero ler... :( nos últimos tempos só tenho lido no avião.. tá certo que viajamos muito... mas enfim, não supre toda a necessidade!!! hehe! Mas esse as partes que li desse foram muito massa mesmo! sempre dá vontade de baixar o paper!!!

    ReplyDelete
  2. Dai tem que ler dobrado. Hehehehe. O livro e o paper! Eu to na fila pra ler! =)

    ReplyDelete