Tuesday 24 May 2011

Witches Brooms

Pra quem não sabe, eu trabalho com plantas, fazendo meu doutorado com hemiparasitas. Pois bem, hoje eu fui com uma professora que dá aula de parasitologia tentar achar plant parasites pelo campus da universidade, porque ela quer expandir a abrangência da matéria e incluir as plantas. Mas nessa andada pela universidade eu me deparei com uma coisa muito estranha crescendo numa Casuarina perto do meu prédio da Biologia. Eu lá sei que espécie de Casuarina era, só sei q era uma Casuarina, porque Casuarinas são facilmente identificáveis... Eu fiquei MUITO tempo olhando praquela coisa sem saber se era ou não uma planta parasita, na posição de quem deveria saber alguma coisa... afinal de contas era eu a especialista ali!

O problema é que várias plantas podem desenvolver essa anormalidade no crescimento dos ramos, causada por diversos fatores, conhecida como "witches brooms", ou "vassoura de bruxa" (parecido com a doença exclusiva dos cacaueiros, causada por Moniliophtora - um fungo, que inclusive está tendo seu genoma sequenciado!).

Só que, no caso da Casuarina, que o que parece uma folha é na verdade um ramo, o treco era bem esquisito.


Observação no meio do texto: eu tentei achar uma foto mais didática da "folha-ramo" da Casuarina, mas o melhor que eu consegui foi isso:




Isso é uma "folha" cortada em secções (A é outra planta mais primitiva - Equisetum, e B é a Casuarina) . A parte verde na verdade são vários ramos encaixadinhos um no outro, divididos pelas folhas (que são essas coisinhas pequenininhas na junção das secções).
Fim da observação.



Eu não consegui tirar foto na hora da dita cuja que me deixou tão curiosa, mas achei uma foto bem parecida aqui do lado.
Então, no fim das contas era mesmo uma vassoura de bruxa, mas olha como parece uma parasita... Tricky, uh?

E o mais legal que eu descobri, conversando com uma amiga minha daqui, é esse vídeo http://www.wdio.com/article/stories/S2113688.shtml?cat=11802 com duas coisas muito interessantes:
A primeira, que o meu noivo que me acompanha nas coletas de plantas vai amar, é a técnica de coletar esses "witches brooms" com espingarda. Aposto que é melhor do que com boomerang! =)
E a outra é como o homem consegue achar utilização até pros defeitos da natureza! Eles conseguem crescer essas partes defeituosas das plantas em casas de vegetação e acham elas um "masterpiece" pq elas crescem diferente, e ficam pequenininhas.

Quase um bonsai sem esforço!

3 comments:

  1. Haahahhaa Muito legal mesmo!!

    Seu orientador vai deixar vocês darem tiro de espingardas nas plantas?

    ReplyDelete
  2. Pois é... acho q o difícil vai ser ter autorização pra ter uma espingarda! O Fabricius tava falando pra gente aprender a jogar boomerang! hahaha! Eu fico feliz coletando com o podão mesmo...

    ReplyDelete
  3. Velho, tô falando!!! Boomerang é com certeza a melhor opção... podão é grande e exige paciência... como a Marina só coleta uns galhinhos e umas folhinhas, boomerang é a melhor opção... a gente só taca ele e o raminho cai no chão, e pronto!!! Além disso eu ia me divertir muito! Quero um boomerang de ferro afiado igual do menininho doente do Mad Max!!!

    ReplyDelete