Thursday 23 June 2011

A Ausência do Som


Outro dia, um domingo, eu acordei num susto, com aquela sensação estranha de não reconhecer o lugar que vc tá dormindo por 2 segundos até que a ficha cai e vc se sente meio idiota de ter se perdido por aquele pequeno período de tempo. Mas fiquei ali na cama, do lado do Fabricius, que dormia profundamente. Era um domingo, cerca de 9 horas da manhã. E eu não ouvia nenhum barulho da panela de pressão do vizinho fazendo feijão. Não tinha aquela sinfonia que eu estava tão acostumada a ouvir, de várias panelas de pressão frenéticas em cada um dos apartamentos do prédio, principalmente no domingo! Aqui ninguém come feijão. Só os mexicanos, na verdade, mas é feijão enlatado, não vale... Feijão gostoso tem aquele temperinho, com alho e cebola refogado em (muito) óleo.

E aí me deu um aperto no coração, daquela falta que um som faz no dia a dia... e comecei a pensar em todos os sons que eu não ouvia nesses 7 meses que eu estou aqui. E, surpreendentemente, não foram poucos.

Pra começar, aqui não tem campanhinha.  Simplesmente não tem. Em nenhuma casa que a gente já foi, em nenhuma rua que a gente andou, nunca mais ouvimos aquele ding-dong tão familiar... Não que seja agradável acordar com a campanhinha do vizinho pensando que é a sua, ou quando o porteiro vai entregar as regras do condomínio e vc precisa assinar, o que incomoda é a ausência de um som que vc tá muito acostumado... Aliás, aqui tb não tem porteiro.

E não tem criança brincando na rua. Não tem aquele corre-corre, aquela gritaria, junto com cachorro latindo, mãe/babá gritando junto, bola batendo no chão, som de bicicleta, skate, patins... Som de vida. Aqui não tem isso no seu prédio. Vc acorda e tá tudo calmo. Calmo até demais. As crianças aqui devem brincar nas escolas, que dura o dia todo. No final de semana, elas devem brincar nos parques reservados pra recreação. Ou ficar em casa mesmo, eu não sei. Só sei que elas não brincam na rua. 
 
As famosas cacatuas australianas
Lindo (e absurdamente barulhento) rainbow lorikeet
Aqui tem até muitos pássaros, e eles são muito bonitos até! Tem aquelas cacatuas gigantes brancas de penachinho amarelo em tudo quanto é canto, tem o galah, que é um papagaio cinza com o peito cor de rosa muito bonito; tem o íbis que é um monstro gigante do bico enorme e fino que fica em toda e qualquer lixeira daqui; tem os rainbow lorikeets, que realmente impressionam pelo tanto de cores vivas; tem o kookaburra, que é bem simpático (acho que é o que eu mais gosto até agora...); e tem os corvos enormes em todos os lugares. Pássaro em geral é o q não falta. Mas falta muito um canto de pássaro que seja bonito. As cacatuas berram que parece que alguém tá morrendo. Os corvos gritam o tempo inteiro, os periquitos ficam brigando e gritando na janela do quarto. Os kookaburras são famosos pelo canto que parece uma gargalhada...  Não tem nada como aquele “bem te vi... te vi” ou o assobio do sabiá. Até os pardaizinhos de Brasília tem um canto bonito... Enfim, pássaro escandaloso aqui é o que não falta. E, por mais chichê que seja, definitivamente as aves que aqui “gorjeiam” não gorjeiam como no Brasil.

Ibis forrageando
Kookaburra - o pássaro mais feliz do mundo

2 comments:

  1. Oh Meu amor! Pois é... que coisa não? Hoje eu cheguei aqui e tinha um milhão dos rainbow lorikeets alucinando! quem diria que coisas tão "bestas" como sons fariam falta na vida? Nos últimos tempos tô até escutando mais bandas brasileiras... haha! :)

    ReplyDelete
  2. nossa!! é uma coisa que a gente não para pra pensar mesmo, e quando sente é de repente... poxa, quase chorei lendo o post, muito triste, por um lado, todas essas coisas tão diferentes, sabe, eu senti muita diferença qnd me mudei por conta da barulheira que é lá na octogonal, mas mesmo assim a gente tem em algum momento o som,mesmo que pra lembrar que não gostamos deles, como as reformas no apartamento de cima que acordam a gente no sábado 8 da manhã (de matar)! mas os pássaros ah, esses sim fazem falta, aqui no hospital todo dia tem muito canto, é tão lindo e confortável, é gostoso mesmo! só o tucano que faz um brulho muito feio, mas ele é bonito de ver, apesar de arranhar e cagar muito nos carros hehehehe saudade demais de vc irmã! Um beijo!

    ReplyDelete