Saturday 19 May 2012

Resenha atual de 10 anos atrás


     Hoje eu assisti o filme “Irreversível” (Irreversible), é aquele filme que foi super polêmico na época (há 10 anos atrás...) porque tem uma cena de estupro super realista que dura 8min. Ficou famoso porque o público ia assistir sabendo da tal cena, ficava chocado e saía do cinema dando chilique. Tudo bem se sentir agredida/o pela tal cena, mas pera lá... todo mundo sabia que ela ia rolar e foi isso que fez o filme ser tão comentado, então provavelmente você estava lá por causa disso. Então não venha com frescurinhas de “ó, estou chocada!” e aprenda a entender o que o diretor quis passar. Não sou Cult, geralmente não gosto de filme Cult e o único diretor que eu consigo lembrar o nome é o Steven Spielberg... pra você entender o nível. Mas eu acho que pra entender a ideia do filme não precisa ser bom conhecedor do cinema francês. Basta saber que filme francês se resume a palavrão e sexo que tá valendo. – tá, isso foi uma tentativa de piada...

     Enfim, eu não fui ver o filme na época, provavelmente por falta de tempo, de dinheiro ou os dois, mas sempre quis assistir pelo menos pra poder entender a polêmica. Como eu acho que o filme é de 2002, então provavelmente eu não tinha dinheiro mesmo... E dez anos depois, minha resenha - super atualizada! - deve ser útil pra muita gente, então vou falar!

Vincent Cassel - serão os olhos?


     O filme não tem na verdade nada de mais, além da cena de 8 min de estupro seguida de espancamento, um assassinato bem violento com um extintor de incêndio e diálogos sobre sexo. Eu tenho meio agonia da cara do ator (Vincent Cassel)... acho que é porque ele tem os olhos muito separados. Mas a Monica Bellucci é um arraso... ela é muito linda, jesus! Talvez o único diferencial do filme tenha sido o jeito que ele foi construído, que é de trás pra frente, então fica legal... mas isso nem é irreverente mais (talvez na época era, não sei...). Eu diria que é um filme bom e que a meu ver, cumpre bem o papel ao tratar de violência. A tal cena de estupro é realista mesmo e dá MUITA agonia, porque mesmo sabendo o que acontece depois (o filme é de trás pra frente como eu disse), você ainda tem esperanças de acontecer um milagre e a mulher conseguir escapar. Ou de aparecer o Batman.  


     Só um adendo às mulheres. Se você tem qualquer vestígio de sentimento negativo ao sexo masculino, saiba que esse filme pode te transformar num monstro. Eu já briguei com o Fabricius dizendo que homem é mesmo uma merda e que deveriam todos ser castrados quimicamente. Inclusive ele.
     Eu não entendo como um homem tem a capacidade de sentir prazer com uma mulher tentando fugir (ou desmaiada), com uma criança ou com uma cadela (sério, eu recebo todos os dias um email da ONG de proteção animal com uma reportagem de alguma cadela que sofreu abusos sexuais...). Cara... de verdade, não é feminismo barato, mas o mundo deveria ser das mulheres.

1 comment:

  1. Talvez seja importante destacar que a ameaça da castração química não surgiu baseada em nenhuma atitude minha, e sim no calor de uma discussão (sobre o assunto desse post) na qual discordávamos de alguns pontos. haha!

    ReplyDelete